segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PRESENTINHO DO Ateliê Edna Thomazini

Presentinho de Natal do Blog:  Ateliê Edna Thomazini
Clique nas imagens para salvar






Técnica do carimbo



Apostila feita por mim e repassada para as amantes do EVA. Esta é uma pequena amostra do meu trabalho. As apostilas passadas ao grupo de aulas online são mais detalhadas do que esta. E as apostilas a venda no meu novo blog de apostilas também são assim. Visitem: http://apostilasednathomazini.blogspot.com/
Para quem for salvar e usar, deixem um recadinho. Para aquelas que trocam apostilas nos orkuts, ao invés disso, indiquem o blog para que outras pessoas também tenham acesso ao material. Eu vi que muitas trocam material na net, mas não fazem nada do Artesanato em EVA, está na hora de começar!!! 
Bjks e Deus abençoe a todos!
 Bjks
Ateliê Edna Thomazini

Dicas de Biscuit Artenacuca: Dicas para iniciantes em biscuit da artesã Alê Galdino

Dicas para iniciantes em biscuit

Olá!!!
Hoje em dia, comprar a massa pronta economiza tempo e dinheiro.
-Para o tingimento da massa, podemos utilizar a tinta óleo (com moderação , pois pode trazer riscos à sua saúde), tinta para tecido, corantes de parede ou corantes próprios para biscuit. Ao tingir a massa , lembre-se de que a peça irá escurecer 3X depois de seca.
-A cola a ser utilizada é a mesma que compõe a massa,cola branca de rótulo azul.
-A massa de biscuit contém líquidos e ao secar encolhe cerca de 30%.
- Para que a massa não fique transparente, o ideal é acresentar um pouquinho de tinta branca juntamente com a cor desejada.  No caso da pele dos bonecos e ursos a transparência dá um resultado muito bonito.
- A maioria das modelagens começa com uma bolinha, que vira uma pêra, que pode se transformar em mãos, pernas, cabeça,corpo, enfim... Sendo sempre necessário sovar bem a massa para evitar rachaduras e bolhas.
-Faz-se necessária a secagem completa antes de colar ferragens de broche ou ímãs numa peça em biscuit.
-Não embale ou entregue peças úmidas, pois certamente irão deformar.
-Ao manusear a massa, não a deixe exposta ao ar por muito tempo, pois irá ressecar facilmente. Vá modelando a peça por partes, e matenha o restante de massa num saco plástico, até o momento do uso.
-Envernize seu trabalho depois de pronto. Prefira verniz em spray e utilize-o corretamente- agitando bem antes de usar e mantendo um espaço de 20 cm de distância da peça. Aplique gradualmente para evitar excessos ( pode escorrer e estragar a peça).
- Quando for trabalhar em série, comece as peças pela parte de baixo. Por exemplo se forem bonequinhos faça todos os pés, depois todas as penas, depois vá colando as camisas e assim por diante... Se forem bichinhos, faça todos os corpinhos, depois todas as cabeças, todas as perninhas, todos os bracinhos... Não tenha pressa em encaixar todas as partes mas também não deixe que sequem muito! Partes muito pequenas como orelhas e focinhos devem ser coladas na hora. Se as peças estiverem muito úmidas, ao uní-las poderão deformar, e se estiverem muito secas não irão aderir às outras partes com facilidade - use o bom senso e faça um pouco de experiência...
- Ao unir partes de uma peça, use água se a massa estiver úmida, se estiver mais seca, se já criou aquela película plástica por cima, use cola branca, e se estiver muito seca use cola instantânea.

Espero que estas dicas sejam úteis!

Dicas de Biscuit Artenacuca: Dicas

Dicas de Biscuit Artenacuca: Dicas: Olá! Tenho recebido muitas mensagens sobre as floreiras que ficaram mesmo um charminho!!! Aposto que muitas já aproveitaram a idéia...mas ...

ARTEMELZA - Arte e Artesanato: Papai Noel no pote de sorvete.

ARTEMELZA - Arte e Artesanato: Papai Noel no pote de sorvete.:   O Natal ainda vai demorar um pouco…mas já tem gente se preparando para as vendas. O passo a passo de hoje foi feito especial para algumas...